Quem Somos

KUTAKESA

É uma organização não Governamental, de direito angolano, que tem por objecto a Promoção, Protecção e Defesa dos Direitos dos Defensores dos Direitos (DDH) Humanos em Angola. O que significa KUTAKESA? é uma palavra de origem na Língua Nacional Kikongo que significa União ou congregar. Surgimos da necessidade actual de se ter no país uma organização não governamental que interaja de forma efectiva e continua com defensores de Direitos Humanos, que seja solidaria  e lhes dê apoio nas situações em que esses se encontrem privados da liberdade ou em risco de vida.

Trabalhamos essencialmente na protecção dos defensores de Direitos Humanos em situações reais de privação da liberdade ou risco de morte. Entendemos que, não basta simplesmente defender os direitos humanos de forma genérica, mas também proteger aqueles que os defendem e que muitas vezes fazem-no expondo-se a várias situações de risco para si e para as suas famílias. Por esta razão, a Kutakesa vem se especializando na promoção, protecção e defesa desses defensores da linha da frente usando mecanismos de direito internos, regionais e internacionais.

VISÃO

Uma Angola justa, para tod@s @s cidadãs/cidadãos, e baseada nos princípios de Direitos Humanos.

NOSSA MISSÃO

Defender e proteger os Direitos Humanos de todos, em especial dos defensores/as dos Direitos Humanos. Através de utilização de mecanismos e instrumentos legais existentes a nível nacional e internacional.

VALORES

SOLIDARIEDADE – inclinamo-nos perante às vítimas das injustiças, violações de direitos humanos ou discriminações;

UNIÃO – acreditamos que congregando esforços somos mais fortes e capazes de fazer a diferença;

JUSTIÇA – acesso e tratamento igualitário para todos, com vista ao alcance do bem comum;

IGUALDADE – garantir o respeito pela diferença e a integridade física e mental de todos sem qualquer discriminação política, crença religiosa, género, etnia.

PARCERIAS INSTITUCIONAIS

A KUTAKESA conta com vários parceiros estratégicos regionais, internacionais e nacionais, bem como interação com mecanismos de Promoções dos Direitos Humanos tais como: A Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, Redes Pan – Africanas de Defensores de Direitos Humanos, Front line, Africadefenders, Open Society Initiative for Southern Africa e outras afins.

NOSSA EQUIPA DE PROFISSIONAIS

Contamos com uma equipa multidisciplinar que inclui em termos gerais defensores dos Direitos Humanos e entre esses integram: juristas, advogados, economistas, gestores, jornalistas, estudantes e também professores.